Atalhos
 
   
 
   


 
» Institucional » Programas / Projetos » Programa Oportunidade Legal
 
   


O Programa Oportunidade Legal (Olé) foi lançado em agosto de 2009, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), na avenida Belém, 40, bairro Esplanada, para atender adolescentes encaminhados pela Vara Infracional da Infância e da Juventude de Belo Horizonte.

O objetivo do Programa Olé é promover o desenvolvimento social e econômico de jovens em situação de risco social ou em conflito com a lei, por meio de atividades de educação ambiental, inclusão digital e geração de emprego e renda. Os adolescentes terão aulas presenciais e à distância, utilizando a estrutura do Telecentro Comunitário.

A quarta turma formada por vinte e um adolescentes receberam os certificados de conclusão do curso em 14 de julho de 2011. Leia mais, no link notícias desta página.

O Programa Oportunidade Legal-Olé/BH Digital foi vencedor do Prêmio Nacional da Revista A Rede 2011, na modalidade Setor Público, categoria Capacitação e Formação. A publicação tem circulação em todo o país e é especializada em inclusão digital e social. A entrega da premiação foi realizada em São Paulo, no dia 31 de outubro de 2011.

 


TELECENTRO

Foi inaugurado no dia 10/08/2009, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, um telecentro comunitário que promoverá capacitação profissional e formação cidadã para jovens em situação de risco social ou em conflito com a lei, encaminhados pela Vara Infracional da Infância e da Juventude de Belo Horizonte. O telecentro, com 10 computadores, abrigará atividades do Programa Oportunidade Legal (Olé), uma parceria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com vários órgãos e entidade.

A Vara Infracional da Infância e da Juventude encaminha em média 20 adolescentes, a cada três meses, para participar das atividades no telecentro. “Uma equipe técnica formada por psicólogos e assistentes sociais vai avaliar o perfil do jovem, verificando se ele tem interesse e condições de participar dos cursos. Nosso objetivo é que esse adolescente não entre novamente em conflito com a lei”, detalha a juíza Valéria da Silva Rodrigues, titular da Vara Infracional da Infância e da Juventude de Belo Horizonte. O desempenho dos jovens é avaliado por relatórios.


PARCEIROS

O Programa Oportunidade Legal (OLÉ) tem como parceiros a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), a Fundação do Meio Ambiente (Feam), o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MG), a Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) e a Associação Municipal de Assistência Social (Amas).


OBJETIVOS

O programa visa contribuir, prioritariamente, com a formação cidadã de jovens em situação de risco social ou em conflito com a lei, por meio de um cronograma de atividades, com duração de três meses, onde são ministrados conteúdos de responsabilidade socioambiental, informática e técnicas de inclusão no mercado formal de trabalho, num moderno Telecentro, doado pelo Ministério das Comunicações e instalado nas dependências do Centro Mineiro de Referência em Resídios.

 


NOTÍCIAS

11/10/2012 - "Olé" recebe menção honrosa no CNJ

03/11/2011 - Programa para jovens recebe prêmio

14/07/2011 - Programa OLÉ forma sua quarta turma

14/04/2011 - Jovens se formam no programa Olé

16/12/2010 - Programa OLÉ entra no 3º ano

11/08/2009 - Inclusão digital beneficia infratores

07/08/2009 - Telecentro capacitará jovens em BH

   

R. Goiás, 229 - Centro - Belo Horizonte - MG - 30190-030 - Contatos Guia Judiciário
© Copyright 1997-2008, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais