Gestão Administrativa

 

Com o objetivo de dar suporte ao desenvolvimento da atividade fim do Tribunal de Justiça, as diversas áreas que compõem a estrutura organizacional do TJMG desenvolveram suas atividades buscando ampliar a qualidade dos serviços prestados, por meio do constante aprimoramento e do alcance das metas setoriais.

Em 2002, o Tribunal de Justiça promoveu o redesenho de seu modelo de gestão, com a mudança do funcionamento e da estrutura organizacional. Em 2005, com a unificação dos Tribunais de Justiça e de Alçada, a estrutura foi adequada, considerando essa nova realidade.

As resoluções que estabeleceram as novas atribuições de cada uma das áreas do Tribunal foram publicadas em janeiro de 2007, bem como a Lei 16.645/07, que trata do quadro de cargos comissionados que compõem a estrutura vigente.

Nesta administração, foi dada ênfase à consolidação do novo modelo organizacional. Por meio da Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag), teve continuidade o acompanhamento do Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD), instituído em 2006. O alcance dos objetivos e metas institucionais foi monitorado e acompanhado.

A gestão foi compartilhada com os Comitês Estratégico, Executivo e demais Comitês Técnicos. As decisões foram tomadas conjuntamente, em consonância com as premissas estabelecidas pelo novo modelo de funcionamento.

As reuniões do Comitê Executivo – dirigido pelo presidente do Tribunal e composto pelos diversos secretários, diretores executivos e assessores com funções executivas – foram realizadas semanalmente.

Com o objetivo de divulgar as ações realizadas, foram promovidos diversos encontros da Presidência com desembargadores e servidores, por meio do Circuito de Integração.

O tópico relativo à Gestão Administrativa apresenta, pois, as principais realizações para suporte à atividade-fim do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.