Gestão de Suprimentos e Controle Patrimonial

 

Por meio do Sistema de Registro de Preços, o TJMG vem solidificando a gestão de suprimento dos materiais de consumo e bens permanentes móveis estocáveis do Poder Judiciário de Minas Gerais. Em 2007, foram registrados 53 itens, enquanto em 2008 já se encontram registrados 116 itens.

Tal procedimento traz inúmeras vantagens ao TJMG, como: otimização da utilização dos espaços destinados aos estoques; disponibilidades orçamentárias menores e fragmentadas, ocorrendo apenas no ato dos pedidos de suprimento, evitando o comprometimento de orçamentos para demais despesas; concentração de atos com diminuição do número de processos licitatórios, ocasionando economia referente a esses custos processuais e aumentando o poder de negociação da Administração Pública em face dos quantitativos registrados.

Controle de material de consumo

A Coordenação de Controle de Material de Consumo (Comat) concentra os itens de estoque de materiais utilizados pela 1ª e 2ª Instâncias e trata da integridade física e contábil dos estoques, por meio de implantação de rotina especializada de gestão em logística e administração de almoxarifado. No período de novembro 2006 a maio de 2008, foi expedido um total aproximado de 957 toneladas de materiais, referente a mais de 99 mil volumes, entre encomendas Pac (para comarcas do interior), malote (interior e Capital) e carro próprio (Capital). São gastos, em média, aproximadamente R$ 50 mil por mês com o serviço realizado pelos Correios.

Controle de bens permanentes móveis

No mesmo período, a Coordenação de Controle do Patrimônio Mobiliário (Copat) atendeu a diversas demandas oriundas das comarcas do TJMG, como adequação de layouts, com troca e complementação dos mobiliários e montagem de mobiliário em imóveis novos e reformados. Entre outubro de 2006 e maio de 2008, foram feitos 70 atendimentos em 66 comarcas, sendo 19 atendimentos em 2008. As demandas surgem em decorrência da inauguração de novas instalações de comarcas, de novas varas e de Juizados Especiais.