Gestão da Informação Documental |
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A nova estrutura organizacional da Secretaria do Tribunal de Justiça contemplou a criação da Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental (Dirged), que tem como objetivo garantir a organização, a preservação e a acessibilidade de informações documentais. Subordinada à Ejef, a Dirged responde pelas Gerências de Jurisprudência (Gejur), Biblioteca e Pesquisa (Gedoc) e de Arquivo (Gearq). Nesta gestão, várias ações foram empreendidas, dentre as quais se destacam:
No campo da gestão de documentos e de arquivos, destaca-se, em 2007 e 2008, a elaboração do Manual de Gestão de Documentos Administrativos do TJMG e a aprovação e divulgação da Tabela de Classificação e Temporalidade de Documentos Administrativos da Secretaria do TJMG, através da Portaria-Conjunta 104/2007, publicada em 30 de agosto de 2007. As iniciativas serviram como instrumentos técnicos de avaliação, classificação e seleção que orientaram a conclusão do trabalho de publicação do primeiro Edital de Eliminação de Documentos do TJMG, em 13 de novembro de 2007, proporcionando o descarte de 2,5 toneladas de documentos administrativos, todos com temporalidades cumpridas e sem valor histórico, fiscal ou probatório. |