Gestão dos Cartórios - 2ª Instância

 

Para prosseguimento dos trabalhos de padronização da gestão judiciária na 2ª Instância, o Módulo de Documentos foi criado e implantado no Sistema Informatizado da 2ª Instância (Siap). Instalado nos 28 cartórios, o sistema possibilita a geração de relatórios mensais necessários ao acompanhamento das atividades cartoriais. Cerca de 1.500 tipos de documentos são gerados pelo módulo, com código de barra e logomarca do TJMG, o que garante a exclusividade e a autenticidade dos documentos.

Os reflexos relevantes da padronização são demonstrados na aferição das metas estabelecidas para os setores judiciários. As metas visam garantir a agilidade da remessa de processos, a confiabilidade no cadastramento e triagem dos feitos, o cumprimento de prazos legais para publicação de decisões e acórdãos, dentre outros objetivos.

Metodologia de controle

Por meio de relatórios, planilhas e gráficos, o Tribunal de Justiça passou a organizar, consolidar, atualizar e disseminar informações gerenciais necessárias ao acompanhamento de indicadores de resultados da 2ª Instância, visando subsidiar o planejamento e a gestão da prestação jurisdicional, buscando contribuir para sua qualidade, eficiência e presteza.

Todos os dados referentes aos setores da área judiciária passaram a ser consolidados mensalmente. Gráficos são elaborados e encaminhados às diversas gerências para que discutam os resultados alcançados e avaliem seus indicadores de desempenho.