Unificação das Tabelas Processuais

 

Já estão em fase de desenvolvimento e de teste interno no TJMG as tabelas processuais unificadas do Poder Judiciário, que padronizam classes, assuntos e movimentação na Justiça Estadual, Federal e do Trabalho e no Superior Tribunal de Justiça. O prazo previsto para a implantação é 30 de setembro de 2008.

Com o uso das tabelas, os processos terão uma única identidade em todas as instâncias, proporcionando melhor gestão na tramitação. A implantação segue a Resolução 46 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de dezembro de 2007, e visa dar mais agilidade ao Poder Judiciário através da otimização do uso da informação processual.

A unificação trará mais rapidez e eficiência à recuperação dos dados, viabilizando o controle estatístico nacional. A produção de relatórios gerenciais padronizados facilitará a criação de políticas nacionais. Num futuro próximo, a troca de dados eletrônicos entre os tribunais também será beneficiada, através da utilização das tabelas pelo Sistema CNJ. O maior benefício será uma prestação jurisdicional mais célere, com tribunais menos sobrecarregados e melhor gestão.

A Resolução 46 do CNJ dispõe ainda sobre o cadastramento de partes. A unificação do registro, através do cadastro de pessoas físicas ou jurídicas da Receita Federal, visa evitar que a mesma parte receba denominações diferentes devido ao uso de abreviaturas ou a erros de digitação.