A gestão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais constitui um desafio para qualquer administrador que esteja à frente da Instituição. Para garantir a prestação jurisdicional com qualidade, eficiência e presteza a todos os jurisdicionados, o Tribunal de Justiça tem buscado adequar-se às modernas técnicas de gestão existentes no mercado.

Assim é que, desde 1995, com o início da implantação da Gestão pela Qualidade, até os dias atuais, em que buscamos a consolidação do modelo de gestão adotado, demos passos decisivos para o progressivo fortalecimento do Poder Judiciário mineiro, com alcance de resultados efetivos, que promovem transparência e aumentam a taxa de celeridade no atendimento às demandas jurisdicionais.

Ao longo da gestão, trabalhamos com objetivos e metas institucionais, buscamos ampliar a eficácia de nossos recursos orçamentários e financeiros, investimos em valorização e capacitação de magistrados e servidores, regularizamos a situação de nosso quadro de funcionários terceirizados, demos ênfase à conciliação como mecanismo para a solução de conflitos e para a promoção da paz social. Ampliamos a capacidade tecnológica do Tribunal, com a adoção de projetos inovadores como o processo judicial eletrônico, em franca expansão nos Juizados Especiais e em fase inicial na Justiça Comum, o Diário do Judiciário Eletrônico, o Sistema Hermes de envio eletrônico de documentos, o Alvará de Soltura Eletrônico, dentre outros.

Além da promoção de inúmeras atividades-meio para apoio ao atendimento às demandas jurisdicionais, demos atenção às ações de responsabilidade social, com a ampliação dos Juizados de Conciliação e a expansão do Projeto Novos Rumos na Execução Penal.

Este Relatório de Gestão apresenta as principais realizações promovidas ao longo desta Administração, no período de 31 de outubro de 2006 a 4 de setembro de 2008. Compõe-se das principais ações relativas à Gestão Judiciária e à Gestão Administrativa, que foram consolidadas. É a nossa prestação de contas a todos os magistrados, aos servidores, às demais partes interessadas e à sociedade em geral.


Desembargador Orlando Adão Carvalho
Presidente 2006-2008