Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente José Arthur Filho entrega Medalha da Inconfidência ao 2º vice-presidente eleito

Desembargador Saulo Versiani Penna foi agraciado em 2022


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-2---Entrega-de-Medalha-Des.-Saulo-Versiani-Penna.jpg
O presidente José Arthur Filho se disse honrado por entregar a Medalha da Inconfidência ao 2º vice-presidente eleito para o biênio 2024-2026, desembargador Versiani Penna (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, entregou, nesta segunda-feira (29/4), a Medalha da Inconfidência ao 2º vice-presidente eleito para o biênio 2024-2026, desembargador Saulo Versiani Penna. O magistrado foi agraciado com a Medalha de Honra em 2022, mas não pôde recebê-la na ocasião. 

O presidente José Arthur Filho disse estar satisfeito por entregar a honraria, pois o reconhecimento conferido ao magistrado se estende a todo o Judiciário e “abrilhanta ainda mais o Tribunal”. A medalha é concedida pelo Governo do Estado a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do País.

"É um prazer receber o desembargador Saulo Versiani para lhe entregar a Medalha da Inconfidência. Sabemos de sua competência, conhecimento jurídico e capacidade de trabalho, bem como de sua dedicação à Instituição, inclusive enquanto 3º vice-presidente, na gestão 2016-2018. É uma alegria muito grande fazer chegar às mãos dele, pessoalmente, essa condecoração, especialmente na condição de 2º vice-presidente eleito e futuro diretor-superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef)”, afirmou o presidente. 

Segundo o desembargador Saulo Versiani Penna, a honraria representa motivo de gratidão e orgulho, e um momento significativo de sua trajetória de 35 anos na magistratura. "A Medalha de Honra da Inconfidência é uma distinção muito relevante, especialmente depois de eu já ter recebido a Medalha da Inconfidência em 2006. Alcançar o reconhecimento em Minas significa uma representação nacional, porque o estado, com suas peculiaridades e sua grandeza territorial, representa o Brasil”, disse.

Not-1---Entrega-de-Medalha-Des.-Saulo-Versiani-Penna.jpg
O corregedor-geral de Justiça e presidente eleito para o biênio 2024-2026, desembargador Corrêa Junior; o 2º vice-presidente eleito para o biênio 2024/2026, desembargador Versiani Penna; o presidente José Arthur Filho; o 2º vice-presidente e diretor superintendente da Ejef, Renato Dresch; o desembargador do TJMG Vicente de Oliveira Silva; e o  superintendente administrativo adjunto de Governança e 1º vice-presidente eleito para o biênio 2024/2026, desembargador Marcos Lincoln (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

O desembargador, que é mestre e doutor em Direito, afirmou ainda que sua eleição para a 2ª Vice-Presidência converge com seu interesse pelo ensino. "Eu me sinto extremamente honrado, não só pelo fato de ser um magistrado já com algum tempo de carreira e de pertencer à academia, como também por fazer parte de um grupo de trabalho que, sem dúvida nenhuma, vai prestar um excelente serviço, não só para o jurisdicionado mineiro, mas para o povo brasileiro", disse.

Participaram da solenidade de entrega da medalha o 2º vice-presidente do TJMG e diretor superintendente da Ejef, desembargador Renato Luís Dresch; o corregedor-geral de Justiça e presidente eleito do TJMG para o biênio 2024-2026, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; o superintendente administrativo adjunto de Governança do TJMG e 1º vice-presidente eleito, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; e o desembargador do TJMG Vicente de Oliveira Silva.