Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa do 3º Encontro de Gestão Estratégica dos Órgãos do Poder Judiciário

Evento do CNJ tratou da governança para gestão das metas nacionais


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---CNJ.jpg
O juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Fábio César dos Santos Oliveira (alto à esq.), abriu o 3º Encontro de Gestão Estratégica dos Órgãos do Poder Judiciário (Crédito: Divulgação / CNJ)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participou, nesta quinta-feira (11/4), do 3º Encontro de Gestão Estratégica dos Órgãos do Poder Judiciário, evento anual organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O evento, transmitido pelo YouTube, tem como objetivo disseminar conhecimento em governança para gestão das metas nacionais e promover troca de experiências e divulgar casos de sucesso entre os órgãos do Poder Judiciário sobre a execução e o monitoramento das metas nacionais. A programação é voltada para magistradas, magistrados, gestoras, gestores e integrantes das unidades de gestão estratégica nos órgãos de Justiça.

O evento foi aberto pelo juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Fábio César dos Santos Oliveira, coordenador do Departamento de Gestão Estratégica, e pela diretora do Departamento de Gestão Estratégica, Fabiana Andrade Gomes e Silva. O juiz federal Fábio César dos Santos Oliveira, que também coordenou as atividades como mediador, salientou a relevância do tema para aprimorar a prestação de serviços ao cidadão.

Not---CNJ--2--.jpg
Exposição de professor da UnB abordou governança no âmbito do Judiciário (Crédito: Divulgação / CNJ)

A servidora Fabiana Gomes falou sobre as boas expectativas com a terceira edição do encontro de capacitação, que, desde 2022, atua na difusão do conhecimento entre as Cortes de Justiça. Ela convidou o público a consultar o portal de Boas Práticas do CNJ, que traz várias iniciativas exitosas criadas pelos diversos tribunais brasileiros.

A abertura contou com a palestra “Governança Judicial e Estratégia do Poder Judiciário”, do professor Tomás de Aquino Guimarães, da Universidade de Brasília (UnB). Ele compartilhou as experiências adquiridas como administrador e pesquisador da área de governança, inovação e desempenho da Justiça pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo o professor da UnB, Tomás de Aquino Guimarães, um Sistema de Justiça bem administrado e independente “é uma conquista civilizatória, pois impulsiona o desenvolvimento e promove a democracia no País”. Para ele, a governança se relaciona a outros conceitos, como o de accountability, termo em inglês que comporta as dimensões de transparência e responsabilização, o de compliance e o de integridade, incorporando também a noção de boas práticas em gestão.

Not---CNJ--1--.jpg
O professor Tomás de Aquino Guimarães palestrou sobre os princípios da governança judiciária (Crédito: Divulgação / CNJ)

O estudioso ressaltou ainda que os tribunais têm características singulares quanto à governança, pois possuem legitimidade presumida, são organizações altamente institucionalizadas que se confundem com a instituição que compõem, têm caráter técnico e político e são compostas por burocracias profissionais, isto é, são espaços em que a base da pirâmide da organização detém o poder, ocorrendo com os juízes situação análoga à dos médicos nos hospitais e dos professores nas universidades.

Painel

O painel “Experiências de Governança no Judiciário” reuniu exposições de tribunais de todos os segmentos. A juíza auxiliar da Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Paula Cassone Rossi, e a chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do STJ, Elaine Nóbrega Borges, abordaram o alinhamento estratégico na Corte da Cidadania. Cícero Barreto, secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), tratou da gestão de metas nacionais integrada ao Prêmio CNJ de Qualidade.

O juiz federal Nicolau Konkel Júnior, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), e o assessor de Planejamento e Gestão do TRF4, Carlos André Junqueira Nunes, apresentaram o G4, sistema de business intelligence (BI) para comunicação e gerenciamento de metas. A coordenadora de Planejamento do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Rosimeire Moreira Ferreira, e Felipe Pinheiro dos Santos, coordenador de estratégia e projetos do TJRO, fizeram exposição sobre resultados de excelência para a sociedade.

A última exposição, com o tema “Eficiência Judicial”, foi realizada por Marcos Antônio de Souza Silva, do Serviço de Planejamento do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-16), que falou sobre ações bem-sucedidas do TRT-16 para melhorar seus indicadores.

Pelo TJMG, estiveram presentes a juíza auxiliar da Presidência Marcela Maria Pereira Amaral Novais e o diretor executivo de Planejamento Orçamentário e Qualidade na Gestão Institucional (Deplag), João Victor Silveira Rezende.

Veja aqui a íntegra do 3º Encontro de Gestão Estratégica dos Órgãos do Poder Judiciário.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial