O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) são os órgãos do Judiciário mais adiantados na implantação da última versão do Processo Judicial Eletrônico (PJe), sistema de tramitação eletrônica de processos desenvolvido e distribuído gratuitamente pelo CNJ. Ambos tribunais planejam começar a utilizar a versão 2.0 do PJe no primeiro semestre.


Em reunião realizada em abril de 2018, os integrantes da Comissão Permanente de Tecnologia da Informação e Infraestrutura do CNJ decidiram informar os demais tribunais brasileiros sobre o estágio avançado de implantação do chamado PJe 2.0 nas duas cortes. Com a divulgação, pretende-se incentivar outros tribunais a adotar o PJe 2.0, que torna a movimentação de ações judiciais mais célere e transparente.


A medida deve estimular a expansão de uso do PJe 2.0, atualmente em operação apenas no Conselho Nacional de Justiça. “O PJe 2.0 representa um avanço excepcional em termos de praticidade na movimentação dos processos em meio eletrônico.


A nova versão traz telas mais funcionais e amigáveis, gerando a necessidade de menos cliques para executar uma tarefa. O PJe deixa de ser uma estrutura monolítica e passa a ter estruturas menores que se interligam. Um dos maiores benefícios dessa evolução é que se ocorrer lentidão em um módulo do sistema, como eles serão independentes, isso não afetará as demais.



Fonte: http://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/tjmg-assume-protagonismo-na-implantacao-do-processo-eletronico.htm