O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) passou a adotar a versão 2.0 do sistema do Processo Judicial eletrônico (PJe) nas comarcas onde ele já está implantado. A entrada em operação da nova versão se deu no mês de Maio de 2018.

 

Em janeiro 2018, os usuários internos (magistrados e servidores) foram convocados para treinamento na modalidade a distância pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). Já os magistrados e servidores das turmas recursais de Betim e Contagem e os multiplicadores da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Defensoria Pública tiveram capacitação presencial.

 

Entre as principais novidades do PJe 2.0 estão: novo painel do magistrado e de servidores, remodelação dos autos digitais, nova tela de login do sistema, melhorias de usabilidade, novo leiaute e correção de erros. 


A partir de maio de 2018, todas as comarcas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que implantaram o Processo Judicial eletrônico (PJe) passam a utilizar a versão mais atualizada do sistema.



Interface amigável


A nova versão é fruto de um grande esforço da equipe de desenvolvimento do sistema para tornar a área de trabalho dos usuários mais amigável, facilitando assim a execução de suas atividades diárias. A versão atualizada traz, ainda, aprimoramento tecnológico em sua arquitetura e contém diversas melhorias e correções de defeitos existentes nas versões anteriores.


Todos os perfis tiveram melhoria na usabilidade, tornando a interface mais agradável e intuitiva. A mudança mais perceptível ocorreu na forma de como são apresentadas as informações processuais. Nessa versão, as peças processuais e movimentações são apresentadas de imediato, logo após o acesso aos autos digitais. As demais informações (como histórico de audiências, expedientes, etc.) estão agrupadas em um menu lateral de fácil acesso.


Para advogados, procuradores e defensores, as principais mudanças ocorreram na interface e na funcionalidade da opção “Solicitar habilitação”, onde será possível substabelecer.


Para a secretaria, além da mudança de interface, foi criada a funcionalidade “Etiquetas” (rótulos), que classifica e identifica os processos. Essa funcionalidade permite tornar uma etiqueta favorita, facilitando o acesso aos processos etiquetados. Os processos com as etiquetas favoritas serão exibidos no menu de navegação “Minhas Tarefas” do usuário. Com a criação das etiquetas, as “caixas” deixam de existir. Assim, por sugestão da Corregedoria, todas as caixas existentes serão convertidas automaticamente em etiquetas.


Outra novidade é a funcionalidade “Lembrete”, que permite inserir avisos que realçam alguma informação. Essas notificações podem ser criadas tanto nos processos quanto nos documentos, possibilitando definir o período de exibição e o destinatário, por exemplo, um servidor ou magistrado específico ou todos os integrantes da secretaria ou gabinete.


Para os magistrados e seus assessores, além de alterações de interface, foi criada a funcionalidade “Assinaturas”. Nela serão exibidos processos com minutas já elaboradas, organizados por tipo de documento, permitindo ao magistrado analisar e assinar, por exemplo, despachos e sentenças em lote.


Veja como acessar o sistema, fazer cadastro, canais de suporte, manuais, tutoriais e outras informações na página do TJMG > Processo eletrônico > PJe - Processo Judicial eletrônico.