topo


Notas biográficas

 

Presidente do TJMG, Des. Cláudio Costa, discursa no Dia de Minas Gerais – Mariana, 16.07.2011

 

Cláudio Renato dos Santos Costa é natural de Sabará (MG), filho do desembargador Hélio Costa, ex-presidente do Tribunal de Justiça mineiro, e de Maria José Costa. Bacharel em Direito pela Faculdade Mineira de Direito (PUC/MG), ingressou na magistratura pelo quinto constitucional da advocacia, tendo sido nomeado para o extinto Tribunal de Alçada em 31 de maio de 1980, com posse em 13 de junho de 1980.

Ocupou o cargo de Vice-Presidente do Tribunal de Alçada entre 1985 a 1986, tendo sido o seu Presidente entre 1986 e 1988.

Promovido ao cargo de desembargador do TJMG, com nomeação em 29 de agosto de 1991 e posse em 30 de agosto do mesmo ano, foi vice-presidente e presidente do Tribunal Regional Eleitoral, além de corregedor daquele Tribunal.

Ocupou, também, o cargo de primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça, para o qual foi eleito em 28 de janeiro de 2008, com mandato de dois anos, tendo tomado posse em 05 de março de 2008. Foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em eleição realizada no dia 22 de fevereiro de 2010, tomando posse em 02 de junho de 2010, sucedendo ao desembargador Sérgio Antônio de Resende.

Cláudio Costa assumiu, interinamente, o Governo do Estado de Minas Gerais no período de 07 a 09 de julho de 2010 e participou da comemoração do Dia de Minas, em Mariana, em julho de 2011. Naquela solenidade, pela primeira vez, o orador oficial escolhido pelo governador foi o presidente do TJMG.

Entre as muitas condecorações e honrarias recebidas ao longo de sua trajetória profissional, Cláudio Costa foi homenageado, no final de sua gestão à frente do TJMG, com o título de cidadão honorário da cidade de Itapecerica, oferecido pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Gilberto Marcolino. Na oportunidade, o magistrado também recebeu a Medalha Ribeiro Pena, a mais alta honraria do Município, pelo qual o presidente nutre especial apego.

No dia 29 de junho de 2012, o desembargador Cláudio Costa transmitiu o cargo de presidente do Tribunal ao desembargador Joaquim Herculano Rodrigues.