Gestão Institucional - A Busca da Qualidade

 

Por meio de práticas e metodologias consagradas no campo da administração, o TJMG consolida uma caminhada que começou com a implantação da Gestão pela Qualidade, em 1995. A gestão do presidente Orlando Carvalho estabeleceu como diretrizes, dentre outras, a consolidação do modelo de funcionamento da 2ª Instância, a implantação da nova estrutura organizacional, a conclusão do redesenho da 1ª Instância e a promoção de ações e projetos de responsabilidade social.

Com a utilização da metodologia do Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD), o TJMG empreende ações de melhoria da prestação jurisdicional, que visam equacionar o aumento crescente do número de processos e a necessidade de ampliação dos quadros funcionais e da estrutura física, com planejamento e acompanhamento sistemático de resultados.

Para o biênio 2006 e 2007, o GPD previu os seguintes objetivos institucionais: agilizar a prestação jurisdicional, otimizar os recursos orçamentários e financeiros, levar a efeito a unificação física dos Tribunais, produzir e gerenciar informações que permitam atingir os resultados esperados pela sociedade.

O Tribunal de Justiça iniciou o ano de 2007 com mudanças administrativas para tornar sua estrutura mais compatível com as modernas práticas de gestão pública. Mediante estudo detalhado do funcionamento da 2ª Instância e das demandas de atendimento ao cidadão, promoveu-se a consolidação dos quadros de servidores do TJMG e do extinto Tribunal de Alçada, com a aprovação da Lei 16.645/07, e foi implantada a nova estrutura organizacional da Secretaria do Tribunal de Justiça.

O novo funcionamento adota como premissas a gestão compartilhada, a profissionalização das equipes e a adoção de práticas de gestão comprovadamente eficazes. O funcionamento e as atribuições das unidades organizacionais integrantes da nova estrutura foram estabelecidos por meio das Resoluções 518, 519, 520, 521 e 522/2007, publicadas no Diário do Judiciário do dia 10 de janeiro de 2007.

Para o biênio 2008/2010, o objetivo de agilizar a prestação jurisdicional na 1ª e 2ª Instâncias foi mantido e foram estabelecidos mais dois objetivos: otimizar a gestão administrativa e econômico-financeira, implementando mecanismos para o incremento de receitas e a redução de custos; fomentar ações e projetos de responsabilidade social, apoiando iniciativas da sociedade que constituam formas alternativas de resolução de conflitos e de humanização na execução das penas e medidas de segurança.