Revisão do Sistema de Padronização Organizacional

 

O Sistema de Padronização Organizacional (SPO) foi implantado em 2003 para garantir, de modo uniforme e ordenado, o desenvolvimento e o controle das normas e outros padrões utilizados pelas unidades organizacionais da Secretaria do TJMG e pela Justiça de 1ª Instância. Durante esta gestão, o SPO foi revisado e aprimorado.

A Portaria 2.085/2007 instituiu, em agosto de 2007, o Regulamento 001-SEPLAG-CEPAQ, correspondendo à Revisão nº 1 do SPO. A nova versão do Sistema ampliou o conceito de padrão, englobando outros tipos de normas não citados anteriormente, e instituiu novas regras de formatação.

Outras alterações significativas foram a inclusão de formulários próprios para a redação das normas/padrões e a definição de nova composição do código localizador dos documentos. O código localizador passou a incluir a numeração do código de classificação funcional dos documentos de arquivo (CCDA), facilitando a identificação e a rastreabilidade dos documentos no TJMG.

A Revisão nº 2, promovida no primeiro semestre de 2008 e instituída por meio da Portaria 2.208/2008, foi submetida à avaliação dos gestores da Secretaria do Tribunal que integram o Comitê Executivo. Os formulários foram aprimorados e disponibilizados na intranet.

Outro aperfeiçoamento diz respeito à revisão dos padrões, visto que, nesse aspecto, os atos normativos passaram a ser encarados de forma diferenciada de outros padrões. Assim, o ato normativo vigorará até que outro o modifique ou o revogue. No entanto, a cada dois anos, a partir da publicação da nova edição do SPO, cada área se responsabilizará pela revisão dos atos normativos referentes aos seus processos de trabalho, com o objetivo de promover a atualização de suas referências legais ou a revogação das normas ultrapassadas.