Abaixo seguem algumas das principais dúvidas de utilização do Sistema Jippe:
- Qual o cronograma de implantação do Sistema Jippe ?
A portaria conjunta Nº 336/2014 dispõe sobre o funcionamento do sistema Jippe, trazendo em seu anexo o cronograma de implantação do mesmo.
- Como faço meu cadastro no Sistema Jippe ?
O sistema permite que o usuário realize o autocadastramento. Para tanto é necessário que o usuário possua certificado digital válido.
Clique aqui para consultar os procedimentos de autocadastramento.
Para os usuários (advogados) que não possuírem certificado digital, o cadastramento deve ser feito presencialmente nas unidades do TJMG. O sistema poderá então ser acessado por usuário e senha mas o peticionamento não poderá ser realizado enquanto as petições e documentos estiverem sem assinatura eletrônica.
- Qual o formato dos arquivos aceitos pelo sistema ?
Os documentos carregados do computador local do usuário devem estar no formato PDF.
O usuário pode utilizar o editor de texto presente no portal para confeccionar seus documentos. O editor de textos fará a conversão automática dos documentos para o formato PDF após a assinatura dos mesmos.
Clique aqui para acessar o tópico deste manual que traz informações sobre como gerar arquivos no formato PDF.
- Qual o tamanho dos arquivos aceitos pelo sistema ?
Os arquivos enviados (anexados) para o portal devem conter no máximo 3 Megabytes de tamanho. Caso algum arquivo exceda esse tamanho será necessário dividi-lo em tantos quantos forem necessários no tamanho máximo permitido.
Não existe um limite de arquivos e 3 Megabytes que podem ser incluídos.
O editor de textos não tem limite de tamanho.
- Quais documentos precisam ser assinados no portal ?
Todos os documentos enviados (anexados) no portal devem ser assinados eletronicamente, sejam eles carregados do computador local do usuário o por meio do editor de textos do portal. Inclusive os documentos digitalizados de identificação das partes que tenham sido enviados (anexados).
- Como serão feitas as intimações ?
As intimações NÃO se darão pelo Portal. Elas continuarão a ser feitas por meio do Diário do Judiciário Eletrônico (DJE).
- As comunicações recebidas pelo portal tem caráter intimatório ?
NÃO.
- Como será o funcionamento do sistema durante o Plantão Forense ?
O Sistema Jippe funciona 24 horas por dia, inclusive durante os horários do plantão forense, ressalvados os períodos de manutenção do sistema. Durante os horários de plantão será solicitado ao usuário que confirme, no momento da protocolização, a necessidade do feito tramitar em regime de plantão. Caso não seja necessário, a petição será distribuída no primeiro dia útil seguinte.
Maiores informações, Clique aqui.
- Indisponibilidade
O Sistema Jippe pode se tornar indisponível por um determinado período de tempo devido a algum motivo técnico. Neste caso o usuário poderá consultar o período de indisponibilidade, bem como emitir do relatório oficial dos períodos em que houve o impedimento do uso do sistema. Para maiores informações, clique aqui.
- Posso utilizar qualquer navegador para acessar o sistema ?
O sistema está homologado para uso nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox, sendo recomendada a utilização do Chrome. Lembrando que o sistema também só está homologado para o sistema operacional Windows (Qualquer versão que possua o Java e o Google Chrome). Para maiores informações sobre os requisitos de acesso ao sistema, clique aqui.
- Porque o meu certificado não é aceito para autocadastro no portal?
Existem inúmeros modelos de certificados e certificadoras, devido a isso, o sistema pode não possuir de imediato, a compatibilidade com o modelo. Nestes casos, recomenda-se que entre em contato informando o erro para que possa ser incluída a compatibilidade do certificado no sistema. Atualmente, o sistema permite somente certificados do tipo A3 (cartão e token). Para maiores informações sobre Certificado Digital, clique aqui.
- O que fazer quando é apresentada a mensagem “Não foi possível encontrar um par de certificados e chave no repositório” ao utilizar o login ou autocadastramento com certificado digital?
Este erro ocorre pela falta dos drivers, softwares e cadeias de certificação do token. Neste caso, é necessário realizar a instalação e configuração do token, de acordo com o modelo e a certificadora. Os arquivos necessários e as instruções possivelmente se encontram no site da certificadora do token. Para maiores informações sobre Certificado Digital, clique aqui.
- O sistema Jippe e o PJE são o mesmo sistema ?
Não, o sistema Jippe foi criado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais somente para processos de 2ª instância. Para processos de 1ª instância, foi criado pelo CNJ o sistema PJe. Para mais informações, acesse a página do PJe no portal do TJMG, clicando aqui, ou entre em contato com o email suportepje@tjmg.jus.br.