No agrupador “Processo com possíveis prevenções”, serão apresentados todos os processos nos quais o sistema verificou uma possível prevenção.
A análise de prevenção utiliza os seguintes critérios para marcar possíveis preventos para o processo:
identidade de assunto(s) e partes (ainda que em polos diversos);
identidade de assunto(s) e entre uma parte e a pessoa jurídica a que está vinculada à autoridade constante do polo passivo, em caso de mandado de segurança, mandado de injunção, habeas corpus e habeas data;
identidade de assunto(s) e de polo passivo em ações coletivas (ação civil pública, ação coletiva pública, mandado de segurança coletivo).
Com base nesses critérios, o sistema aponta ao magistrado a possibilidade de prevenção, cabendo a ele:
declinar ou confirmar a prevenção de fato, retirando a conexão entre os processos, caso decida pela declinação; ou
registrar a data, caso a confirme.
Ao clicar no ícone “Ver detalhes”, o magistrado terá acesso aos dados do processo e, no agrupador “Documentos”, poderá abrir a inicial e os demais documentos. Para análise do processo prevento:
O magistrado deve clicar no ícone .
O sistema abrirá nova tela onde é possível, clicando-se no ícone “Ver detalhes”, ter acesso aos dados do processo, inclusive, no agrupador “Documentos”, a inicial e os demais documentos.
Na tela “Processo(s) prevento(s)”, na coluna “Prevento”, o magistrado deverá informar, no ícone , se o processo selecionado é prevento ou não prevento.
Nessa tela, após o magistrado ter acionado o botão “Gravar”, o sistema irá apresentar uma nova tela, contendo um editor de textos para confecção de despacho que embasará o encaminhamento processual.
Para finalizar, o magistrado deve selecionar “Assinar digitalmente”.
Caso exista mais de um processo e somente num deles o magistrado indicar prevento, o sistema exibirá uma mensagem de que os demais processos serão considerados não preventos.
Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Free Web Help generator