Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Incentivos para a Agenda 2030

Conheça as boas práticas sustentáveis do TJMG


Publicado em 25 de Março - 2024Número de Visualizações:

Você sabe o que é a Agenda 2030?

A Agenda 2030 é um plano de ação global, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de fazer um mundo melhor para os povos e nações. O plano elenca 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),  que englobam questões sociais, econômicas e ambientais a serem superadas, para então, alcançarmos um mundo mais justo e igualitário. A meta é que os objetivos sejam realizados até 2030 por governos, empresas públicas e privadas, sociedade civil e indivíduos.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reconhece que a Agenda 2030 representa uma busca ambiciosa e necessária  pela transformação da humanidade, que exige esforço e comprometimento de todos. Em incentivo ao desenvolvimento sustentável, no âmbito do Poder Judiciário, o TJMG tem adotado, há algum tempo, várias iniciativas alinhadas aos ODS.

O banco de boas práticas do Tribunal é composto por ações, como Inclusão Social FENEIS, Guia de Contratações Sustentáveis, Projeto Construindo Igualdades e Capitalização da Estrutura da Justiça para Ampliação de Acesso à Justiça. Mas afinal, o que são essas práticas?

Conheça algumas ações do TJMG:

  • Inclusão Social FENEIS
    É uma iniciativa certificada, em parceria com  a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS). Tem como objetivo promover a inclusão social, por meio da contratação de servidores terceirizados portadores de necessidades especiais, sobretudo aqueles com deficiência auditiva. Os colaboradores são contratados da FENEIS, para desempenhar a atividade de digitalização dos processos remetidos aos tribunais superiores.
  • Guia de Contratações Sustentáveis
    Iniciativa que visa  auxiliar a todos os gestores de contratos das áreas demandantes, na aplicação dos critérios e práticas de sustentabilidade, no que tange à aquisição de bens e contratações de serviços e obras do Tribunal.
  •  Projeto Construindo Igualdade
    Visa conscientizar os trabalhadores da construção civil sobre violência doméstica e familiar, para promover questionamentos pessoais e mudanças sociais. 
  • Capitalização da Estrutura da Justiça para Ampliação de Acesso à Justiça
    É uma iniciativa que visa ampliar a estrutura do Poder Judiciário pela inclusão de comarcas e inauguração de fóruns digitais, para viabilizar acesso do  jurisdicionado à Justiça.

 

Conheça a página Agenda 2030 do TJMG, em Ações e Programas > Agenda 2030.

Acesse a cartilha.

Leia o Plano de Logística Sustentável do TJMG

*