Desde sua idealização, o intuito desta Enciclopédia é facilitar a atividade judicante. Priorizou-se a importância do tempo dos magistrados e a necessidade inegável de que o embasamento de suas decisões se dê de forma sólida e atual.
Desse modo, apresenta-se a seguir um guia para a utilização da publicação.
Assim que acessar a Enciclopédia, o usuário encontra, ao lado esquerdo, um menu simples e intuitivo que o guiará pelos diversos ramos do Direito. Abrindo-se cada ramo, há subtítulos para que sejam encontrados os Temas a eles relacionados. Essa é a forma primária de utilização.
Além desse menu, esta Enciclopédia contém uma função de busca por palavra-chave ou expressão, representada por uma lupa. Essa ferramenta permite que sejam realizadas pesquisas de forma ágil e precisa, uma vez que encontra os temas contêm termos e conceitos fundamentais para as análises jurídicas. Basta digitar a palavra ou expressão desejada e a Enciclopédia realizará uma busca minuciosa em todo o seu conteúdo, direcionando o usuário para as informações pertinentes. O conteúdo apontado na busca virá assinalado na cor amarela. É importante ressaltar, contudo, que a ferramenta apenas busca os termos exatos, não havendo resultado de pesquisa em termos correlatos ou sinônimos, inclusive com a necessidade de utilização dos acentos gráficos.
Ao realizar a busca por uma expressão, o usuário deverá digitar a expressão desejada, com asterisco entre os termos. Por exemplo, “liberdade de expressão” deverá ser escrita da seguinte forma: Liberdade * expressão (atenção aos espaços entre os termos). A ferramenta retornará como resultado da busca as palavras de forma isolada, como também a expressão.
A consolidação dos temas em um único documento representa um avanço significativo na eficiência,pois, ao evitar a dispersão de informações, permite que os usuários da Enciclopédia se dediquem mais à análise aprofundada dos casos, e, com isso, aumentem sua produtividade.