Dos Crimes Contra a Fé Pública
Título: Atribuir-se falsa identidade perante autoridade policial – ainda que em situação de alegada autodefesa
Questão submetida a julgamento: DIREITO PENAL. ART. 307 DO CP. PRISÃO EM FLAGRANTE. FALSA IDENTIFICAÇÃO PERANTE AUTORIDADE POLICIAL. AUTODEFESA. INEXISTÊNCIA. TIPICIDADE DA CONDUTA DE FALSA IDENTIDADE.
Tese Firmada: É típica a conduta de atribuir-se falsa identidade perante autoridade policial, ainda que em situação de alegada autodefesa (art. 307 do CP).
Data de afetação: 30/04/2013
Data da publicação do acórdão de mérito: 02/05/2014
Data do trânsito em julgado: 04/06/2014
Súmula 522/STJ: A conduta de atribuir-se falsa identidade perante autoridade policial é típica, ainda que em situação de alegada autodefesa.
. . .
Título: Definir se ocorre ou não a prescrição para a habilitação de herdeiros ou sucessores da parte falecida no curso da ação
Questão submetida a julgamento: Se o delito de falsa identidade é crime formal, que se consuma quando o agente fornece, consciente e voluntariamente, dados inexatos sobre sua real identidade, e, portanto, independe da ocorrência de resultado naturalístico.
Tese Firmada:
Data de afetação: 10/05/2024
Data da publicação do acórdão de mérito:
Data do trânsito em julgado:
______________________________________________________________
Súmulas relacionadas ao assunto:
Súmula 522/STJ A conduta de atribuir-se falsa identidade perante autoridade policial é típica, ainda que em situação de alegada autodefesa.