Cerimônia de colação de grau - Exame da matéria - Justiça Federal

Parent Previous Next

INCIDENTE DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA. UNIVERSIDADE. CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU. ALUNO FORMANDO. PARTICIPAÇÃO. EXAME DA MATÉRIA. JUSTIÇA FEDERAL. INCIDENTE DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA. NÃO CONHECIDO.


A Justiça Estadual não tem competência para exame de matéria correspondente à participação de aluno com grade curricular incompleta em colação de grau, tendo em vista que as instituições de ensino superior, por integrarem o sistema federal de ensino, agem por delegação do Poder Público Federal. Sendo assim, a competência será da Justiça Federal. Salienta-se, ainda, que a matéria posta em discussão envolve também questão fática, correspondente à situação curricular do aluno universitário, razão pela qual é inviável a uniformização de jurisprudência que tem lugar apenas na interpretação de regra jurídica.


INCIDENTE DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA N° 1.0079.08.458980-7/002 - COMARCA DE CONTAGEM - REQUERENTE(S): NONA CÂMARA CIVEL TRIBUNAL JUSTIÇA ESTADO MINAS GERAIS - REQUERIDO(A)(S): CORTE SUPERIOR TRIBUNAL JUSTIÇA ESTADO MINAS GERAIS - RELATOR: EXMO. SR. DES. ALMEIDA MELO. Data do julgamento: 09/12/2009.