5.1.7.1 - Análise de petições recursais

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No SIAP, através do menu "Processo eletrônico/Balcão eletrônico/Petições recursais", será permitido aos servidores do cartório, analisar os processos recursais que estão sob sua responsabilidade.


ATENÇÃO: No SIAP, acessar o menu Processo/Cadastrar/Alterar e verificar o tipo de ligação entre o processo principal e o recursal que deverá ser do tipo "Recurso". Essa ligação será realizada automaticamente, pelo portal do jurisdicinado, após a protocolização do(s) recurso(s).


Na tela, por padrão, serão disponibilizados, para validação, todos os registros que sejam do tipo petição recursal, com status "em validação", setor de andamento igual ao setor de andamento do usuário logado.


Não serão exibidos os processos com status "Pendente", pois é a tela individual do servidor. Os processos exibidos estão "Em validação", ou seja, já foram recebidos pelo servidor logado no SIAP. Por regra, ao clicar em "Receber processo", o processo mais antigo na fila dos pendentes será transferido para a tela, ou seja, o analista não escolhe qual processo irá receber. Porém, o analista poderá receber vários processos, mesmo que ele ainda possua outros processos não validados.


Ao receber um processo, a matrícula do servidor e a data do recebimento serão gravadas em tabelas do SIAP, permitindo que somente o servidor logado tenha acesso aos seus processos recebidos. Isso evita que mais de um servidor trabalhe em um mesmo processo.


A tela que permitirá a visualização de todos os processos recebidos no setor e também o gerenciamento dos processos que poderão ser transferidos de um servidor para outro, será a "Gerenciador de petições", disponível em Processo eletrônico/Gerenciador de petições" (Ver item: 5.1.7 - Petições recursais).

As funcionalidades da tela "Análise de Petições" são:





ObservaçÃO: 1) Quando o usuário logado for gestor, ou seja, permissão de escrivão/escrevente, o campo "Processo" será habilitado. Por meio deste campo, o gestor poderá pesquisar processos "Pendente" ou "Pendente aguardando prazo" e recebê-los  para, posteriormente, na tela "Gerenciador de petições", repassá-los para outro servidor (Ver item: 5.1.7 - Petições recursais).

2) Se o usuário logado não estiver associado à permissão de gestor, o campo "Processo" será habilitado apenas quando selecionado o checkbox "Receber processo aguardando prazo". Sendo que os processos retornados serão apenas os que se encontram no status "Pendente aguardando prazo".





ATENÇÃO: Antes de realizar a movimentação, o sistema verificará se existe o cadastro do desembargador. Se não existir desembargador cadastrado na aba "Distribuição" (Processo / Cadastrar|Alterar), não será permitida a movimentção e o sistema exibirá a mensagem "Antes da validação, favor distribuir o processo para o relator".




ATENÇÃO: Antes de realizar a alteração para "Concluir validação da petição", verificar se todos os procedimentos relacionados com a petição foram realizados;  pois, depois de validada, a petição deixará de ser exibida na tela. O sistema fará apenas a verificação da movimentação de conclusão Se não existir a movimentação de conclusão, será exibida uma mensagem de alerta para que o usuário confirme ou não a modificação do status. Se o usuário confirmar, o sistema não bloqueará a modificação mesmo não existindo a movimentação de conclusão.