Planejamento Estratgico 2010-214

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ESTRATÉGIA DO TJMG
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ACOMPANHAMENTO
CRONOLOGIAS

TJMG
ACOMPANHAMENTO |Modernização e Alinhamento das Ações de Comunicação

Marcos e entregas da iniciativa estratégica de Modernização e Alinhamento das Ações de Comunicação

 

1. Modernização do Portal e Intranet –Contrato 472/2011 – XTI

A Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), em parceria com a Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), concluiu os procedimentos para a modernização e reestruturação da intranet e do portal em outubro de 2011. O projeto foi desenvolvido em três etapas que culminaram com o lançamento do Novo Portal e a Rede TJMG em novembro de 2012. A atividade integra a iniciativa de “Modernização e Alinhamento das Ações de Comunicação” incluída no planejamento estratégico do TJMG, aprovado em março de 2011.
 

Para elaboração da nova Arquitetura de Informação e fornecimento de software de gerenciamento de conteúdos (CMS) foi contratada a empresa XTI por meio da licitação 026/2011, processo 022/2011, Contrato 472/2011.   

 

Atividades preparatórias


- Elaboração e publicação de edital de licitação
- Realização da licitação e contratação da empresa XTI – contrato

Execução dos serviços

 

- A execução dos serviços foi dividida em 03 fases:
Fase I – planejamento do projeto – 100% realizada ( 30/09 a 30/10/2011)

Fase II -  Arquitetura de Informação – 100% realizada (24/10/11 a 23/03/2012)
Concepção estratégica:
Realização de  55 entrevistas exploratórias com 119 pessoas participantes
Pesquisa online com 1394 respostas internas e 7.188 externas
Análise de sites dos 27 tribunais de justiça estadual, CNJ e STJ
Análise de relatórios estatísticos de visitação do portal: 800 mil visitantes únicos
Dinâmica do Card sort com a realização de 10 sessões de intranet com 60 participantes e
6 sessões do portal com 36 participantes

Fase III – Implementação da Ferramenta – 100% realizada (16/01/2012 a 12/11/2012)
Elaboração 100%
Construção 100%
Estrutura portal e intranet 100%
Home e menu auxiliar 100%
Intranet – perfis 100%
Transição 90%
Produção 100%

 

Suporte operacional: 01 ano

 

Atividade complementares

 

Treinamento de equipes
Produção de novos conteúdos
Migração dos conteúdos existentes
Lançamento do portal
Ações de comunicação para lançamento do portal

 

 

Pesquisas realizadas


 

Para a reformulação da estrutura foram desenvolvidas extensas pesquisas em 2011. Foram realizadas entrevistas pessoais com 08 desembargadores, 16 juízes, 44 servidores de diversas áreas do TJ e 16 representantes de entidades, tais como OAB, Amagis, Serjusmig, Ministério Público. A pesquisa online contou com a participação de 7.195 usuários externos e 1.399 usuários internos. Também foram analisados sites dos 27 tribunais estaduais, dos tribunais superiores, CNJ e tribunais estrangeiros, da OAB e Amagis, da  assembléia legislativa e do governo de Minas, além de sites corporativos de empresas como Petrobrás e Vale do Rio Doce.  Foram analisados também os cenários de uso e dos conteúdos existentes no portal e na intranet para a propositura de nova categorização, classificação e organização do conteúdo do site, de acordo com as melhores práticas de navegação, estruturação e apresentação de informações e serviços em ambiente web. Com previsão de término dos trabalhos em setembro de 2012, já foram realizados 50% das atividades programadas, com a conclusão de duas das três etapas previstas.

 

 


Realização da dinâmica do Card sort:

10 sessões de intranet com 60 participantes
6 sessões do portal com 36 participantes
- projeto de navegação

 

 

2. Plano de Comunicação

Plano elaborado em 2011 e revisado em 2012

Status
- Adesão Campanhas CNJ – conforme demanda
- Campanha Papai Noel dos Correios: Realizada anualmente na capital e no interior
- Programa Sustentabilidade Legal
Continuidade às ações empreendidas em 2009 e 2010.
Atualização permanente de informações na página virtual do programa – 100% realizado até março/2012

- CAPSU
Criação da página virtual e ações de comunicação de suporte ao programa – 100% realizado até março/2012
campanha de comunicação de uso consciente de recursos como água, energia e telefone iniciada em algumas unidades em 2011.
 Expandir a campanha para as demais unidades em 2012.

Semana do Servidor  - realização anual

Montagem de um estúdio de TV nas dependências da sede atual do TJMG e ampliação da agência de notícias coordenada pela Rádio TJ. Elaboração de um estudo para nomeação/contratação de novos funcionários para atuarem na mídia eletrônica.

Divulgação de decisões judiciais da capital
Ampliar o número de decisões judiciais divulgadas pela imprensa.

Interação com fontes internas
Inserção de notícias positivas em mídia estadual e nacional
Selecionar ações do TJMG como sugestões de notícias para veículos de comunicação de repercussão estadual e nacional. 

Programas de TV
Ampliar a divulgação do programa Justiça em Questão, buscando inseri-lo na programação de mais emissoras de TV.
Estabelecer convênios com emissoras de canal aberto para veiculação desses programas.

 

A executar:
Campanha institucional sobre missão, visão valores
Desenvolver projetos de sensibilização e interação interna, tendo como foco reforçar valores, sentimentos positivos, comportamentos, boas práticas e atitudes no trabalho, tais como Campanha do Elogio, do Agradecimento, da Gentileza, da Atitude Sustentável etc.
Criação do slogan institucional a ser lançado juntamente com o novo portal

Pesquisas anuais de opinião pública e satisfação – dependendo de orçamento

Instalação de televisores nos elevadores

Implantação dos Correspondentes/multiplicadores da comunicação interna

Criação do Catálogo de fontes
Criação de agenda de fontes com desembargadores e juízes de direito

Formalização dos procedimentos para atuação da comunicação no gerenciamento e prevenção de situações controversas

realização anual de media training para magistrados.

Conclusão do tema comunicação institucional em programas de capacitação e formação de magistrados e servidores.

Revitalização do programa Fale com o Presidente, com o objetivo de ampliar os canais de comunicação da direção do TJ com magistrados e servidores.

Campanhas anuais da Conciliação

Programa Fale com a Direção do Foro
Estimular os públicos interno e externo a utilizar o e-mail do programa Fale com a Direção do Foro.

Programa Conhecendo o Judiciário
Ampliar e regionalizar o programa Conhecendo o Judiciário
Ampliar a divulgação das atividades desenvolvidas pelo Espaço Cultural do Fórum Lafayette.

 Agência de notícias
repasse de informações para rádios da capital e do interior.
Definir as comarcas pólo onde será implantado o projeto.

Relacionamento com os meios de comunicação
Elaborar projetos para realização de eventos como Café da Manhã e Encontros com o Presidente, direcionados para estreitar relacionamento do TJMG com a mídia.
Promoção da qualificação de estudantes e profissionais de comunicação para a cobertura de assuntos do Judiciário
Realizar o seminário Judiciário para Comunicadores, instituir o Prêmio Jornalismo TJMG e publicar o livro Direito para Jornalistas.

Melhores práticas
 Realizar premiações para as melhores práticas na área da conciliação e da sustentabilidade.

Rede Sociais
Promover a inserção do TJMG nas redes sociais, com a implantação do Twitter e Facebook – previsão de inclusão no novo portal

MANUAIS E PROCEDIMENTOS
Instituir e publicar normas e padrões para solicitação de serviços e divulgação de informações.
Atualizar manual de identidade visual, sinalização dos prédios da capital e do interior.
Produzir folders com produtos, serviços e ações de comunicação.
Publicar normas no Manual do Gestor.

3. Criação da Ouvidoria do TJMG

O Fale Conosco disponibilizado no Portal TJMG constitui um importante canal de relacionamento da instituição com a sociedade. Com a publicação da Resolução 685/2012, em abril de 2012, o canal passa a integrar a Ouvidoria do TJMG.

Sobre a Ouvidoria, a desembargadora Mariangela Meyer foi escolhida, na sessão ordinária da Corte Superior do TJMG de 25 de julho de 2012 conforme a PORTARIA Nº 2770/2012, para exercer a função de Ouvidora do Tribunal de Justiça até julho de 2013. A posse foi realizada no dia 13 de agosto de 2012. Veja a notícia na íntegra.

Questionamentos variados, sugestões, críticas, elogios e reclamações são encaminhados por diversas pessoas, incluindo profissionais do Direito, estudantes e cidadãos. O canal também esclarece aos usuários sobre o papel e funcionamento do Judiciário.

 

O atendimento por meio do Fale Conosco permite ao TJMG conhecer as demandas de informação dos usuários, para melhor direcionar suas ações e orientar o implemento de soluções mais adequadas às necessidades do jurisdicionado e da sociedade. Tem como diretriz facilitar o conhecimento e o acesso dos cidadãos aos serviços do Poder Judiciário, utilizando linguagem acessível e didática.


No ano de 2011, foram respondidas 6.127 mensagens, sendo 2.550 resolvidos imediatamente, 1839 encaminhados a outros setores e 800 resolvidos pelas diversas áreas e 707 pendentes. As informações jurídicas, atendidas por meio de convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais, totalizaram 231 atendimentos no período.

 

No ano de 2012 foram 8.429 demandas recebidas, sendo mais de 70% das mensagens enviadas por cidadãos.

 

 

Fases concluídas:
Elaboração e aprovação do projeto – 100% realizado
Relatórios estatísticos mensais do Fale Conosco  e atualização de informações no portal – 100% realizado  até dezembro/2012

 

Fases em andamento:
Levantamento de canais existentes no TJ e comarcas

Projeto arquitetônico das unidades prediais da Ouvidoria

 

Fases a executar:
- implantação do suporte operacional e administrativo ao ouvidor
Implantação de formulário eletrônico para cadastro e acompanhamento de demanda
Implantação de sistema informatizado para gerenciamento dos canais

 

4.Criação do Comitê de Comunicação, Publicidade e Cultura Institucional

 

Fases a executar:
elaborar minuta de regulamentação do comitê de comunicação e cultura organizacional;
viabilizar a publicação e validação da proposta junto aos órgãos de direção do TJMG;
contratar empresa especializada para implantar o comitê e capacitar seus integrantes, por meio da realização de workshop;
propiciar o desenvolvimento das atividades do comitê;
implantar formulário eletrônico (Converse com o Comitê de Comunicação) para postagem de mensagens dos usuários (dúvidas, sugestões, reclamações) e criar espaços interativos na intranet.

5.Revitalização do Espaço Sociocultural do TJMG
Elaborar planejamento próprio para a revitalização do espaço sociocultural, retomando atividades previstas na Portaria 2.162/2008.

Anexos:
Íntegra do Plano de Comunicação Institucional
Integra da iniciativa estratégica de Modernização e Alinhamento das Ações de Comunicação