Gestão Administrativa

Planejamento Estratégico

 

Sintetizado na procura ininterrupta de soluções que aprimorem a qualidade do serviço prestado, o planejamento estratégico é adotado no TJMG desde 1999, precedendo até mesmo as iniciativas do CNJ. O Conselho passou a enfocar o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário em 2009, com a Resolução nº 70.

As iniciativas estratégicas no Tribunal baseiam-se no conhecimento e valorização das potencialidades e no diagnóstico de problemas, por meio da análise de dados, com a consequente tomada de providências.

O TJMG sediou, em fevereiro de 2009, o II Encontro Nacional do Poder Judiciário, no qual foram definidas metas nacionais para o ano, tendo como objetivo minimizar as diferenças entre os segmentos da Justiça. Diante das 10 metas de nivelamento propostas pelo CNJ ao final do Encontro, o TJMG respondeu às demandas: contatou as áreas envolvidas, identificou as dificuldades técnicas de levantamento da Meta 2, sanou as dúvidas de parametrização das informações, confeccionou relatórios e procedeu à consolidação dos dados.

A instituição também enviou representantes da Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag) ao 1º Encontro de Assessores de Gestão Estratégica, em Brasília, e a uma reunião sobre o cumprimento da Meta 2, em junho de 2009. A equipe passou, no mesmo ano, por um treinamento e um workshop de capacitação e nivelamento na metodologia Balanced Scorecard (BSC), dedicando-se também ao estudo da bibliografia sugerida pelo CNJ.

Após ampla discussão interna e aprovação pelo Comitê Estratégico, o Planejamento para o período 2010-2014, nos moldes exigidos pelo CNJ, foi submetido à Corte Superior do Tribunal e aprovado no dia 19 de maio de 2010.