Gestão Administrativa

Segurança institucional

 

A segurança institucional, que abrange não apenas o resguardo de dados e a confiabilidade em sua transmissão, mas também a proteção às pessoas que compartilham um determinado espaço, vem recebendo mais atenção do TJMG.

Foi instituído, pela Portaria-Conjunta nº 169/2010, o Grupo Consultivo de Segurança Institucional, composto por magistrados, servidores da Secretaria do Tribunal de Justiça e por representante da PMMG, com a finalidade, dentre outras, de propor ao Comitê Estratégico de Gestão Institucional as políticas que deverão nortear a Administração do Tribunal em relação às medidas de segurança de caráter preventivo e reativo, e de colaborar na redação de propostas de normas internas e de anteprojetos de lei para a efetivação das políticas relativas à segurança institucional. O resultado apresentado pelo grupo foi a elaboração de uma minuta de Resolução criando o CESI – Centro de Segurança Institucional, previsto no art. 16 da Lei Complementar nº 85, de 28/12/2005 e a inserção da iniciativa no Planejamento Estratégico do TJMG.

Em março de 2010, o Tribunal lançou a Campanha Institucional de Segurança da Informação, a fim de sensibilizar magistrados e servidores para a importância de se criar e manter uma cultura de segurança da informação no ambiente de trabalho. A iniciativa inclui ações de divulgação, esclarecimento e orientação em palestras mensais, bem como a distribuição de cartilha e uma seção exclusiva no Portal TJMG.

Tendo em vista a integridade física de magistrados, servidores e jurisdicionados, foi instalado um sistema de detector de metais nas portarias de acesso aos prédios Anexo I, Anexo II e Palácio da Justiça, na Capital.