Gestão Administrativa

Memória do Judiciário Mineiro

 

Durante o período de setembro de 2008 a março de 2010, foram montadas 13 exposições Fato do Mês e três mostras Desafiando a Memória, de periodicidade trimestral. Além disso, atendeu a diversas solicitações externas de pesquisas sobre a história de comarcas do interior e dados biográficos de magistrados. Com a finalidade de atualização e aperfeiçoamento, a equipe do Museu da Memória do Judiciário (Mejud) participou, ainda, de exposições, encontros e seminários sobre temáticas diversas.

No Ano da França no Brasil, as peças francesas pertencentes ao acervo e a relação entre os dois países receberam atenção especial. O evento, ocorrido em setembro de 2009, foi organizado pela Mejud em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), com público aproximado de 300 participantes. Outra ação desenvolvida foi a pesquisa documental que precedeu a elaboração e o lançamento de livro comemorativo dos 60 anos da Corregedoria-Geral de Justiça.

O projeto Visita Guiada ao Palácio da Justiça e outras iniciativas de caráter educativo receberam 610 visitantes, entre servidores do Tribunal, universitários e estudantes de ensino médio. No curso de formação para ingresso na carreira da magistratura, os novos juízes tiveram a oportunidade de conhecer o Museu do Judiciário Mineiro e de aprender sobre a importância da preservação do patrimônio histórico judiciário. Entre 2008 e 2010, o público do Museu, composto por visitantes de diversas origens, foi de 9.448 pessoas.

A Memória do Judiciário realiza mostras periódicas com o objetivo de dar a conhecer registros históricos e documentos de fatos importantes para a população.
As exposições pretendem resgatar a história
de eventos, objetos e indivíduos ligados à
Justiça no estado de Minas Gerais.
 
 
 
 
 

Entre as publicações do setor, destacaram-se as notas biográficas e históricas na Revista Jurisprudência Mineira e o livro Notas Históricas, publicado em dezembro de 2008. Estão em processo final de elaboração o primeiro volume da Coleção Memória e Arte e os Anais do 1º Fórum Franco Brasileiro de Museus.

A Memória do Judiciário recebeu doações de material jurídico de diversas comarcas do Estado, estabelecendo, também, parcerias para a cessão temporária de peças para as exposições. Já os processos que pertencem ao acervo da Mejud estão sendo submetidos a um tratamento especializado de organização, inventário, higienização e conservação. Foi iniciada a paleografia de aproximadamente mil documentos e estima-se que 400 processos já foram tratados.

Uma novidade desta gestão foi a criação de um acervo fotográfico, com 4.158 fotografias do Tribunal de Justiça (1970 a 2009) e do extinto Tribunal de Alçada (TA -1965 a 2005). Atualmente, esse material, acrescido de 500 fotos digitalizadas e legendadas, está em vias de ser identificado, catalogado, higienizado e arquivado. O acervo fotográfico do TJMG consiste em 1.683 positivos do TJ, 2.475 positivos do antigo TA e mais de 39 mil negativos do TJ. Foi também inaugurada, em maio de 2010, a Galeria de Retratos de Ex-Presidentes do TJMG.