Gestão Administrativa

Corregedoria

 

Nesta gestão, a Corregedoria procedeu ao cadastramento de todos os magistrados nos sistemas de acesso às informações sobre as pessoas e bens e de comunicações de ordens judiciais (Bacenjud, Infojud, Renajud) e apoiou a implantação das Tabelas Processuais Unificadas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Já os setores e usuários do Foro da Capital foram inseridos no Sistema Hermes de malote digital.

O órgão também efetuou um levantamento dos Serviços Notariais e de Registro vagos para serem levados a concurso e daqueles cujos titulares receberam delegação efetiva. Foram cadastrados, ainda, 3.011 Serviços Notariais e de Registro do Estado em programas desenvolvidos pelo CNJ.

A Corregedoria inspecionou estabelecimentos prisionais em 200 comarcas do Estado. Correições extraordinárias com elaboração de relatórios circunstanciados nos Serviços Notariais e de Registro foram realizadas em 46 comarcas e 224 municípios mineiros. As seis Gerências de Fiscalização do Foro Judicial empreenderam Correições Extraordinárias parciais e gerais em 68 comarcas.

Em abril de 2009, implantou-se a Central de Apoio à Magistratura na Corregedoria-Geral de Justiça, com o objetivo de possibilitar a ação rápida e eficaz nas situações em que forem comunicadas ocorrências como arrombamentos de fóruns, furto ou roubo de armas, munições e outros objetos de crime, escolta de presos, rebeliões e ameaças à integridade física dos juízes ou de seus familiares.