Gestão Administrativa
Gestão Predial

Novas instalações

 

O Fórum Bernardo Pereira de Vasconcelos, em Ouro Preto, foi completamente restaurado. O projeto arquitetônico da reforma da edificação, que tem mais de 200 anos e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovado pelo órgão e conserva as características originais da fachada.

Em Araguari, Barbacena, Cássia, Frutal, Guarani, Januária, Teófilo Otoni, Uberlândia e Visconde do Rio Branco, foram concluídos reparos e reformas parciais de fóruns e juizados para acessibilidade de portadores de deficiências, com instalação de rede elétrica e sanitária, sistema de ar-condicionado ou divisórias, alteração de layout com remanejamento de divisórias e pontos elétricos e telefônicos, adaptação de imóveis alugados. Houve melhorias também em vários edifícios do Tribunal em Belo Horizonte.

Em Monte Azul, foi feita a adaptação em imóvel alugado para funcionamento provisório do Fórum. Já em Visconde do Rio Branco, após a adequação, o imóvel locado acolheu o Juizado Especial (JEsp). O TJMG também transferiu o Juizado Especial para novas instalações e fez pequenos reparos no Fórum Cornélio Tavares Hovelacque, em Poços de Caldas. Na Comarca de Ribeirão das Neves, a Vara de Execuções Criminais recebeu novas instalações.

Diversos trabalhos de construção continuam, em Belo Horizonte, Região Metropolitana, Bicas, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, Leopoldina, Oliveira, Ouro Fino, Paraguaçu, Pouso Alegre, Sacramento, Santa Luzia, São João del-Rei, Virginópolis, Monte Azul e Uberaba. Estão em estágio inicial obras em Taiobeiras e, em processo de licitação, em Açucena, Belo Horizonte, Carmo do Cajuru, Extrema, Leopoldina, Manhuaçu, Nova Era, São João do Paraíso e Sete Lagoas.

 

A nova vara judicial de Frutal pretende dar
conta da demanda crescente: a média
mensal é de 920 processos distribuídos.
 
O pontapé inicial foi dado: o novo Fórum, com
conclusão prevista para junho de 2011, terá
quatro pavimentos e capacidade para 12
varas judiciais.
 
A cerimônia de inauguração das obras no
Fórum de Ouro Preto foi presidida pelo
desembargador Sérgio Resende (centro).