Gestão Judiciária
Conciliação

Juizados de Conciliação

 

Os Juizados de Conciliação têm a função de orientar e estimular cada pessoa para a solução negociada de seu conflito. O objetivo dos Juizados é a inclusão social, a educação para a cidadania, para a urbanidade e a pacificação social.

Atualmente, Minas possui 353 Juizados instalados em diversos municípios e distritos, dos quais 75 estão localizados em diferentes bairros de Belo Horizonte, que conta também com cinco centrais de atendimento. Do total de Juizados, foram implantados, na gestão 2008-2010, 39 postos no interior e 20 na Capital. Nesse período, o Tribunal também procurou reativar Juizados que estavam com atividades suspensas e investiu na formação de conciliadores e secretários.

Foram realizados 21 cursos de capacitação no interior, com um total de 1.718 participantes, nas seguintes Comarcas: Araxá, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Ipatinga, Mantena, Montes Claros, Ouro Preto, Passos, Piumhi, Rio Pardo de Minas, São Francisco, São Lourenço, Serro/Diamantina, Teófilo Otoni, Ubá, Uberlândia, Varginha.

 

O trabalho nos Juizados depende em grande parte da atuação de voluntários
 
Na gestão 2008-2010, a equipe dos Juizados
realizou mutirões para divulgação da conciliação
 
Os voluntários visitaram áreas de grande circulação, como o Restaurante Popular, e prestaram esclarecimentos sobre o funcionamento dos Juizados.