Gestão Administrativa
Desenvolvimento de pessoas

Formação inicial

 

No início da Administração 2008-2010, concluiu-se o 11º Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos, iniciado em janeiro de 2008, com a participação de 32 magistrados. E teve início, em junho de 2010, o 12º Curso de Formação Inicial, com mais de 100 magistrados.

Entre setembro de 2008 e março de 2010, visando ao aperfeiçoamento de juízes em processo de vitaliciamento, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes organizou, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), seis edições do Curso Vitaliciar, voltado para a atualização de magistrados das turmas do Curso de Formação de Juízes Substitutos. Participaram dos encontros 253 pessoas.

Esse processo foi complementado através do Sistema de Avaliação de Sentenças (SAS), disponível na página da Ejef na internet, por meio do qual a Escola recebe sentenças e decisões administrativas dos juízes vitaliciandos, para posterior avaliação por comissão composta de desembargadores e juízes da Comarca de Belo Horizonte. Os resultados são periodicamente comunicados aos juízes não vitalícios, para sua orientação e aprimoramento.

Foram ofertadas três turmas do Curso para Oficiais de Justiça, desenvolvido com recursos técnicos próprios da educação a distância, com participação total de 746 oficiais.

Outras iniciativas visavam à formação de tutores para educação on-line e de gestores, multiplicadores, administradores, gerentes e plantonistas das Associações de Proteção e Assistência ao Condenado (Apacs). Além disso, foi oferecido um treinamento sobre  Pregão Presencial e Eletrônico. No total, 15 cursos e três palestras foram dedicados à formação inicial.

Programa Servidor Integrado

No que tange à formação inicial de servidores, o Programa Servidor Integrado (Serin), conferiu treinamento na modalidade presencial a cerca de 1.700 servidores empossados nos últimos concursos.

Todos eles foram treinados no módulo institucional, que objetiva apresentar uma visão geral do funcionamento do TJMG, direitos e deveres dos servidores, plano de carreiras, avaliação de desempenho, conciliação, excelência no atendimento, bem como informações fundamentais para o bom desenvolvimento das funções. Aproximadamente 900 ocupantes dos cargos de Oficial de Apoio Judicial, Oficial Judiciário (especialidades Oficial de Justiça Avaliador e Oficial Judiciário da 2ª Instância) e Técnico Judiciário (especialidade Assistente Social Judicial) participaram também de treinamento técnico-operacional.

Nesta gestão, ainda foram disponibilizados materiais instrucionais no sítio eletrônico da Escola Judicial, dentre os quais se destaca o Manual de Rotinas das Secretarias de Juízo. Os servidores recém-empossados também receberam recursos didáticos através da metodologia de educação a distância.