Gestão Administrativa
Desenvolvimento de pessoas

Desenvolvimento técnico e humano

 

A Escola Judicial ofereceu no biênio 2008-2010 diversas atividades de formação permanente na Capital e no interior, tais como cursos, palestras, programas, encontros, seminários e workshops.

A FGV montou, a pedido da Escola Judicial, um workshop sobre orçamento, com o propósito de conscientizar os magistrados do Tribunal de Justiça para a importância da elaboração da proposta orçamentária, estimulando o comprometimento com a administração pública. Ambas as iniciativas contaram com ampla adesão, o que levou a Escola a repetir a parceria com a FGV na modalidade de ensino a distância.

A Escola solicitou, ainda, uma pesquisa da percepção dos magistrados sobre a realidade do Judiciário no Estado, publicada sob o título “Radiografia da Justiça do Estado de Minas Gerais – pesquisa com magistrados mineiros”.

Outras colaborações se estabeleceram com a Faculdade Jesuíta (Faje), que ofereceu cursos de Ética Contemporânea e de Direitos Humanos e deverá preparar, para o futuro, um curso sobre Raciocínio Jurídico, e com o Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas), que ofereceu especializações em Ciências Criminais e em Direito Processual, além de Direito Processual Civil (a distância).

A Escola também ampliou a realização de cursos no interior através dos Núcleos Regionais em Poços de Caldas, Juiz de Fora e Uberlândia. O Núcleo de Montes Claros obteve da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) apoio para realização de uma Especialização em Poder Judiciário, para os servidores e magistrados da Comarca de Montes Claros, com término previsto para junho de 2010. No sul de Minas, a Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva) efetivou cooperação com o mesmo objetivo: organização de um curso de capacitação, que teve início em fevereiro de 2010.

Neste biênio, destaca-se também o lançamento do Curso para Comissários da Infância e da Juventude, que visa à formação básica dos comissários efetivos e voluntários atuantes em aproximadamente 200 comarcas de Minas Gerais. Esse curso aborda temas relativos às atribuições, proibições e deveres do cargo e dispositivos relevantes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A Escola Judicial promoveu dois workshops, nove treinamentos, 19 seminários e simpósios, 10 programas (Desenvolvimento Gerencial, Atitude Legal, Qualidade de Vida, Servidor Integrado, Conhecendo o Judiciário etc.), dois debates, 57 palestras, 16 encontros e 43 cursos (inclusive na modalidade de educação a distância e videoconferência). As participações ultrapassaram 23,5 mil servidores e magistrados.

Os temas abordados nos diversos eventos abrangiam a área jurídica, política e economia, gestão pública, ecologia e meio ambiente, qualidade de vida e aspectos culturais e comportamentais.