Gestão Administrativa
Assessoria da Presidência

Auditoria Interna

 

Como ações estratégicas da Audit, destacam-se: o acompanhamento mensal da evolução da execução orçamentária, que considera os créditos orçamentários disponíveis e compara a despesa fixada com a que foi efetivamente executada; a adoção da Auditoria de Gestão, que supervisiona a execução orçamentária à luz do planejamento estratégico, conforme determinação do CNJ (Resolução nº 70); a realização de reuniões com as unidades auditadas, o que favorece o entendimento sobre a matéria em estudo e permite obter informações precisas sobre a conduta administrativa daquele setor e possibilita a participação em diversos cursos de capacitação na área de auditoria.

Outra atribuição do setor, implementada em 2009, é a expedição de Certificados de Auditoria. Tomando como parâmetro os princípios constitucionais da Administração Pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade e eficiência), a Audit examina e certifica procedimentos legais. Em 2010, essa atribuição foi ampliada, em cumprimento ao Decreto Estadual nº 44.431/2006, com a emissão de Certificados de Auditoria nos processos administrativos movidos contra fornecedores faltosos perante a administração do TJMG.

A pauta da Audit incluiu ainda ações de conciliações bancárias e a conciliação de patrimônio, almoxarifado, bens recebidos e cedidos em comodato. Trata-se, respectivamente, do exame mensal das movimentações financeiras das contas correntes do Tribunal e suas aplicações e da conferência dos valores concernentes aos bens em uso, em estoque, emprestados ou doados. A Auditoria acompanha e checa os dados lançados pela Contabilidade, verificando se há conformidade entre a real situação e os registros de quantias e bens.