Gestão Administrativa
Gestão da informação documental

Bibliotecas

 

De acordo com a Gerência de Biblioteca, Pesquisa e Informação Especializada, houve a redução do número de assinaturas do jornal Minas Gerais de 335 para 91, o que representou uma economia de R$ 20.173,60; aproximadamente 72,8% do valor gasto pelo Tribunal. No período, as bibliotecas do TJMG também investiram R$ 28.254,00 para aquisição de 387 novos livros.

Semanalmente, foram lançados na Internet os Boletins de Legislação e Atos Normativos, totalizando 69 edições. Foi de 590 a média mensal de acesso aos Boletins, cujo objetivo é atualizar magistrados e gestores quanto às publicações e alterações de leis federais, estaduais e municipais.

A mudança da Unidade Francisco Sales para a Unidade Raja Gabaglia, em janeiro de 2009, exigiu a transferência e reorganização de todo o acervo da Biblioteca. Paralelamente, a conclusão do processo de informatização das bibliotecas do Tribunal otimizou a gestão dos 21.000 exemplares e permitiu 42.300 empréstimos domiciliares e 3.400 consultas locais. Como incentivo à criação e manutenção de uma política de preservação do acervo bibliográfico do TJMG, sobressai a instalação de laboratórios de higienização.

Na administração 2008-2010 as bibliotecas do TJMG adquiriram novos exemplares, otimizaram o uso do espaço e dos recursos financeiros e incrementaram sua política de preservação do acervo.

A Coordenação de Pesquisa e Orientação Técnica atendeu a solicitações de pesquisas jurisprudenciais, doutrinárias e legislativas, oferecendo informações nos incidentes de inconstitucionalidade e uniformização de jurisprudência e divulgando artigos jurídicos através do sumário on-line, pelo qual se pode ter acesso às principais revistas jurídicas especializadas.