Gestão Administrativa
Assessoria da Presidência: Gestão da Comunicação

Imprensa

 

De setembro de 2008 a março de 2010, foram publicadas no Portal do TJMG 2.354 matérias, das quais 1.540 tratavam de assuntos institucionais e 814 de decisões judiciais e andamento de processos.

O clipping diário de notícias relacionadas ao Judiciário mineiro é veiculado na internet para divulgar as notícias de interesse da instituição veiculadas na Imprensa, servindo de subsídio para a produção da publicação anual “TJ na mídia”. A partir da análise diária de veículos de comunicação no âmbito estadual e nacional, foi constatado que o Judiciário mineiro teve 1.023 inserções em emissoras de rádio, 1.239 em emissoras de TV e 2.340 em jornais impressos, totalizando 4.602 inserções entre setembro de 2008 e março de 2010, sendo que a maior parte delas teve caráter positivo e foi sugerida pela Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom).

Em maio de 2010, foi lançado o Banco de Imagens do TJMG, que torna público seu acervo de fotos através da internet. A imprensa e os cidadãos podem utilizar gratuitamente as imagens, que estão em alta resolução. Para tanto, basta citar o crédito das fotos. O usuário poderá realizar sua pesquisa de forma simples e rápida, através de evento, legenda, palavras-chave e período. A atualização das imagens é diária.

Dentre os projetos do Centro de Imprensa realizados de forma constante ao longo do ano, pode-se destacar o programa de televisão Justiça em Questão e o jornal interno TJMG Informativo.

O TJMG Informativo, de periodicidade mensal, está disponível no Portal TJMG desde março de 2009. O Justiça em Questão é exibido semanalmente em três emissoras: TV Comunitária, TV Justiça e TV Horizonte. De setembro de 2008 a março de 2010, foram produzidos 59 programas, alguns com temas de grande repercussão, como: “Juventude e violência”, “Presos e liberdade”, “Bullying e trote”, “Conflitos agrários”, “Violência no futebol”, “Direito dos fumantes e não fumantes”, “Índios” e “Prostituição”. A equipe do programa produziu também uma série especial para a TV Justiça com o tema "Justiça nas cidades históricas", finalista do Prêmio Comunicação e Justiça em 2009.

O media training tem a finalidade de preparar
pessoas públicas para lidar com a imprensa,
tendo em vista o interesse da sociedade e a
preservação da Instituição.
 
O curso propôs estratégias de relacionamento
com a mídia. Na foto, a comunicadora Adriane
Werner e o desembargador José Tarcízio de
Almeida Melo praticam o que foi ensinado.
 
O desembargador Herbert Carneiro e outros
magistrados participaram do treinamento, que
durou dois dias.
 
 
 
 

Nos dias 17 e 18 de novembro de 2009, promoveu-se o treinamento de mídia (media training) para 28 desembargadores e dez juízes. A palestrante Adriane Werner ofereceu workshop intitulado “Como se relacionar com a imprensa – teoria e prática”, com a finalidade de preparar os magistrados para lidar com os veículos de comunicação.